O que é Independência Financeira?
in.den.pen.dên.cia. Condição da pessoa livre, de quem não deve obediência a alguém; estado do que não depende de: independência financeira, emocional, espiritual.
Diversos autores já discutiram sobre a questão de independência financeira. Cecília Meireles discutia liberdade como “uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”. Kant já discutia a ideia de emancipação financeira e intelectual que só poderia ser alcançada pelo esclarecimento. O dicionário em si possui uma ideia similar. Vinda do latim, Independência é classificada como uma condição de “não-obediência”.
Historicamente, o Brasil conseguiu sua independência às margens do Ipiranga em 1822, mas a ação só foi confirmada politicamente anos depois, em 1889. Financeiramente? Somente um historiador pode realmente afirmar.
Após toda essa explicação, nós da Vilanova perguntamos. O que é ser independente financeiramente para você? Arcar com as despesas de sua casa? Ter mais do que necessita? Possuir liberdade para comprar o que quiser? Possuir um emprego? Ser autossustentável? Ser seu próprio chefe? Ou não possuir nenhum dívida?
Estamos certo que, se perguntássemos em uma sala lotada, cada pessoa responderia de uma forma diferente, variando de acordo com a idade, a nacionalidade, religião e convicções familiares. Ter dinheiro para comprar um doce pode significar uma grande independência financeira para uma criança de 5 anos. Já para um adulto, esse conceito só se aplicaria quando este conseguisse comprar a casa dos sonhos ou um carro zero, por exemplo.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em um estudo de 2015, 40% da população adulta brasileira encontra-se em dívidas. Se olharmos para o lado que ser independente é ter o poder de pagar suas dívidas, encontramos quase metade da população nacional adulta encaixados na categoria de “dependentes”.
Ao percebermos que esse conceito de “independência” é relativo, lembramos que dinheiro não é tudo. Apesar de às vezes parecer “muita coisa”, a importância da independência financeira é pessoal e instável. O que é necessário prestar atenção, na verdade, é na segurança. Estar financeiramente bem sucedido pode não significar nada se não utilizamos de artifícios para nos proteger ou até se não estamos felizes e saudáveis. Fazemos isso com investimentos, principalmente, sendo o mais recomendado, o seguro, que em si já possui uma auto-explicação.
Então invista no que é seguro!