Seguro de bens de luxo

SEGURO-CASA2

É ilusão imaginar que basta ser rico hoje para permanecer rico amanhã, ensinam os consultores de grandes fortunas. Daí a natural tendência de quem enriqueceu de querer proteger o patrimônio que conquistou. A perpetuação da riqueza exige planejamento e controle e, nessa estratégia, a proteção dada por seguros específicos é fundamental.

Segundo o IBGE, a classe A no Brasil é definida pelas pessoas que ganham acima de 20 salários-mínimos (R$ 14.500), uma faixa parecida com o que os países ricos classificam como classe média ou alta. Tais pessoas somavam cerca de 29 milhões em 2013, 15% da população total. Para esses indivíduos, as seguradoras desenvolveram diversos produtos de seguros com características diferenciadas para a proteção de carros, residências, obras de arte e outros bens de grande valor.

O público-alvo para os seguros de bens de luxo pode ser dividido em três segmentos distintos. O primeiro é proveniente das famílias tradicionais e que possuem a chamada “riqueza antiga”. Membros desse grupo veem no luxo um traço de exclusividade diante das demais classes. O segundo grupo compreende os chamados “novos ricos” que aumentaram rapidamente seu padrão de vida e costumam ver no luxo uma forma de ostentação. O terceiro grupo é o dos “endinheirados” de classe média alta que seguem as tendências das classes superiores, dos formadores de opinião, de artistas e de quem sustenta uma imagem pública bem-sucedida.

Seguro de automóveis  

Não existem parâmetros predeterminados para definir a partir de que quantia um automóvel passa a ser considerado um bem de luxo e qual possa ser o valor pago pelo seu seguro. Boa parte das seguradoras comercializa produtos com coberturas especiais para veículos acima de R$ 120 mil. O prêmio é variável, depende perfil do condutor e do grau de relacionamento que o segurado mantém com a seguradora. Carros blindados, na prática de mercado, têm um acréscimo em torno de 35% sobre o custo do seguro.   Na ocorrência de um sinistro coberto pela apólice, o seguro de automóveis de luxo garante livre escolha de oficinas e a reposição das partes danificadas com peças originais e, se necessário, importadas. A apólice vem acompanhada de muitas regalias para o segurado, como, por exemplo, cartão de crédito “top”, pontos em programas de milhagem de companhias aéreas; carro reserva blindado, e o dobro da garantia para veículos zero quilômetro.

Seguro residencial   

Além das coberturas para incêndio, roubo, danos elétricos, vendavais e responsabilidade civil familiar, o seguro para residências de luxo conta com coberturas para bens valiosos, cujos riscos são excluídos das apólices comuns. A aprovação e detalhamento das coberturas dessas apólices são feitos com o apoio da avaliação de especialistas que elaboram relatório detalhado dos bens e sugerem medidas de prevenção à segurança pessoal e patrimonial, de acordo com o status do segurado e de sua família.   As seguradoras que trabalham nesse faixa de mercado procuram a todo custo manter a excelência dos serviços e a credibilidade conquistada junto aos clientes. Isso se reflete, por exemplo, na Assistência 24h que costuma incluir segurança e vigilância, transferência e guarda de móveis, aluguel de eletrodomésticos, guarda de animais de estimação. Na hipótese de um sinistro, um especialista pode orientar na reposição de uma coleção de objetos valiosos perdidos e na reconstrução da residência com o objetivo de recuperar as características originais do imóvel e do seu conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

top