5 infrações de trânsito pouco conhecidas
Dirigir é uma atividade que, além de útil e muitas vezes necessária, é prazerosa e até terapêutica para uns. Mas, com a pressa do dia-a-dia, muitas pessoas acabam deixando de lado um dos pré-requisitos mais importantes para dirigir: a paciência. Dirigir sem paciência é se colocar em risco, além de ameaçar outras pessoas.
Para evitar essa situação, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode aplicar as multas, divididas em leves, médias, graves e gravíssimas, a fim de priorizar a direção defensiva.
Conheça, então, 5 infrações que podem acabar sendo esquecidas, mas que podem tirar alguns pontos de sua carteira e que devem ser sua prioridade no trânsito:
- Arremessar água em pedestres
Andar pela rua em um dia de chuva é complicado para o condutor, mas muito mais para o pedestre. Passar com o carro em uma poça d’água e arremesá-la em um pedestre é penalidade média (4 pontos).
2. Não prestar socorro
Não prestar socorro é multa gravíssima (7 pontos) e pode ser motivo para suspensão de carteira mesmo sem a soma dos pontos. Prestar socorro ao pedestre, ciclista ou qualquer outra pessoa ferida por você é e sempre deve ser prioridade. Vale lembrar que é necessário sempre dar passagem a veículos de salvamento. Não dar passagem ou seguir o veículo é passível de multa gravíssima e grave, respectivamente
3. Buzinar sem motivo
Buzinas prolongadas e sem razão é motivo de multa leve (3 pontos). Esse equipamento só deve ser usado de forma breve e para advertências.
4. Ficar sem combustível no meio da via
Ficar de olho no marcador de combustível não só é importante para você, mas para todo o funcionamento do trânsito. Assim, ficar parado no meio da via por não abastecer o carro é multa média (4 pontos). Por isso sempre mantenha seu carro, moto ou qualquer outro veículo abastecido para evitar situações como essa.
5. Não acionar o limpador de para-brisa em dias de chuva
Você pode até estar enxergando a via sem o limpador de para-brisa ligado, mas o recomendado é sempre o deixar ligado, não só pela multa grave (5 pontos), mas pela sua própria segurança e a das pessoas envolvidas.